Politica social no brasil
SERVIÇO SOCIAL
PATRÍCIA DA SILVA SANTOS REIS
POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL
Belo Horizonte
2012
Patricia da silva santos reis
política social no brasil E SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina : Ética profissional, Políticas sociais I, Oficina de formação SSOC , Fundamentos históticos, teóricos e metodológicos SSOC IV.
Orientador: Prof. Clarice da Luz Kernkamp, Maria Lucimar Pereira, Amanda Bozza, Paulo Aragão.
Belo Horizonte
2012
SUMÁRIO
1. Introdução
2. As intervenções e perspectivas estatais junto a questão social no Brasil antes e após a Constituição Federal de 1988.
3.O processo histórico e metodológico da profissão a partir da década de 80 e da ética percorrida pelo Serviço Social no Brasil
4.Considerações Finais
5.Referências
1. INTRODUÇÃO
Modo de produção social como causa prioritária das desigualdades. A ligação entre política social e Serviço Social no Brasil surge com o desenvolvimento da intervenção estatal, pela via de processos de modernização conservadora no Brasil (Behring, 2003), a partir dos anos 1930. as três vertentes históricas a partir das quais organizou-se o Sistema Brasileiro de Proteção Social (SBPS). A primeira delas, visando enfrentar a questão social tal como se conformava na República Velha, configurou-se por meio da política social de cunho corporativo, organizada durante a década de 1930 e assentada nos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A segunda, estabelecida na antiga tradição caritativa e filantrópica e voltada ao atendimento de certas situações de pobreza,passa a ser objeto, após a década de 1930, da atuação do Estado. Por último,as políticas sociais assentadas na afirmação de direitos sociais da cidadania que, apesar dos esforços anteriores, somente em 1988 se consolidará no país.
1ª. Escola de Serviço Social –