O papel da gestão tributária na era sped
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Papel da Gestão Tributária na era Sped
Susane Sadowsky
Marcia Viviane Grossl Nenevê
Planejamento Tributário II
São Bento do Sul - SC
2013
O Papel da Gestão Tributária na era Sped
O Brasil é um país no qual são criadas cerca de trinta e sete novas normas tributarias por dia segundo o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, ou seja exige-se uma ampla atualização por parte dos contadores para que não haja riscos de multas e penalidades devido a falta de atenção as regras e leis atualizadas.
Neste aspecto, papel do gestor tributário começa primeiramente pela escolha correta do regime tributário, do local (cidade – estado) onde, a empresa irá se instalar e onde ela deverá buscar seus fornecedores, obtendo assim, benefícios e incentivos fiscais.
Outro fator fundamental da gestão tributária é a educação fiscal das empresas, mostrando-lhes os reflexos das decisões tomadas, sendo estes, o resultado da empresa bem como seu patrimônio e caixa impactando efetivamente na continuidade da empresa.
Na atualidade, o gestor tributário torna-se fundamental para as empresas, devido a complexidade do envio de informações para o fisco. Hoje o fisco tem estas informações em tempo real, caso ocorra erro de tributação na saída de mercadorias, ele saberá exatamente qual o erro e a penalidade a ser aplicada. O mesmo ocorre com as entradas de mercadorias, quando se obtêm créditos de impostos indevidos. Neste âmbito, o gestor deve estar totalmente ligado as informações, onde a apuração de tributos é a parte fundamentas de seu trabalho, caso haja pagamentos de tributos a maior, o reflexo será no resultado da empresa, obtendo maior custo da mercadoria, muitas vezes diminuindo sua competitividade no mercado. Pagar tributos a menos é um problema ainda mais grave, pois acarreta em pagamento de penalidades