Planejamento urbano
GESTÃO AMBIENTAL
PÂMELLA PATRÍCIA ALMEIDA DOS SANTOS
PLANEJAMENTO URBANO
PETROLINA-PE
PETROLINA – PE
2012
PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICÍPIO DE
PETROLINA-PE
Trabalho solicitado pelos Professores: Cristina Célia Krawulski; William Luiz da Cunha; Kênia Zanetti; Ewerton de Oliveira Pires, como avaliação da disciplina de Introdução a Gestão Ambiental; Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiversidade; Química Ambiental; Geologia e Geomorfologia Ambiental, do primeiro período do Curso Superior de Gestão Ambiental.
Petrolina-PE
2012
RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA EXPANSÃO URBANA
INTRODUÇÃO:
O crescimento desordenado das cidades e a ocupação irregular de áreas insalubres e ribeirinhas, em algumas destas regiões do Brasil, ocasionam uma série de impactos ambientais como o desmatamento de matas nativas e ciliares, resultante da atividade econômica da extração e beneficiamento de madeira.
O desmatamento desordenado nas encostas da serra acarreta a sérios danos ambientais, no período de chuvas são frequentes a ocorrência de desmoronamento nas encostas agravados posteriormente pelo assoreamento dos leitos dos rios e córregos internos à malha urbana e pela poluição por esgoto e lixo doméstico.
Outro aspecto é a questão relativa à preservação dos mananciais hídricos do município de Passo Fundo, uma vez que a área pesquisada localiza-se junto às margens do Rio Passo Fundo. Considera-se que toda área degradada pela ocupação urbana sem mecanismos de controle ou ainda fiscalização acarreta, de alguma forma, problemas ambientais de maior ou menor grandeza, atingindo diretamente a população do entorno e gerando custos nem sempre dimensionados pelo gestor público. Surge assim a gestão ambiental como um elemento novo e necessário para analisar os aspectos envolvidos na valoração econômica