PLANEJAMENTO URBANO
Ou seja, é um processo de criação e desenvolvimento que envolve vários programas e serviços para a melhoria da qualidade de vida da população urbana.
Expica-se também, a questão de que todos essses vocábulos, apesar de serem distintos, têm algo em comum: o objeto de estudo é a cidade, considerada tanto em relação a suas características físicas quanto sociais, culturais e econômicas.
O planejamento urbano é um conceito muito amplo e envolve muitos estudos.
Segundo diz o texto, Le Corbusier argumenta que a origem do termo urbanismo está mais ligada às características físico-territoriais das cidades por isso mesmo esse vocabulário é mais usado pelos arquitetos.
Todavia, tendo uma visão geral desse conceito, entende-se que esse vocabulário é usado não somente pelos arquitetos pois como também, conta com a participação de vários profissionais de diversas áreas desse conhecimento; entretanto, cada um trazendo sua própria visão sobre os problemas da cidade. Gerando assim, informações importantes para o planejamento mais ordenado.
Jorge Wilheim é um dos planejadores urbanos mais importantes do Brasil e produtivo pensador sobre a cidade.
E diz que, "O objetivo do urbanismo é analisar criticamente a realidade do espaço da vida urbana, oferecer uma visão desejável e possível, propor e instrumentar uma estratégia de mudança. Esta estratégia deveria se acompanhada pelos isntrumentos necessários para induzir e conduzir a alteração de realidade proposta.
Hoje, com o crescimento da cidade o planejamento urbano esta cada vez mais amplo, contanto com as necessidades de espaços alternativos para o melhoramento da cidade.
Como diz Wilheim que essa mudança deve ser acompanhada pelos instrumentos necessários para uma proposta. Entende-se que, o objetivo dese conceito é também buscar uma melhor localização no contexto, para