Planejamento urbano
O Planejamento Urbano tem como objetivo auxiliar os municípios, sugerindo possíveis medidas que podem ser tomadas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de uma dada comunidade urbana, medidas que visam melhorias no meio urbano e que podem ajudar no dia-a-dia dos cidadãos de determinada área lhes proporcionando um melhor bem estar em seu cotidiano atual e/ou futuro, para isso o planejamento deve ter boas metas para prever os impactos positivos e negativos causados por determinado plano de desenvolvimento urbano.
Os problemas urbanos podem ser causados pela ausência de um planejamento, planejamento mal elaborado ou por algumas intervenções que não foram previstas no plano desenvolvido. Vários fatores devem ser levados em conta no planejamento como a cultura, número de habitantes entre outras para que o planejamento venha a ser benéfico à sociedade. Se os problemas persistirem as metas a serem alcançadas devem ser mudadas.
B) Qual a diferenças entre Urbanismo Técnico-Setorial e Urbanismo Sanitarista?Fale sobre a legislação urbanística.
Urbanismo Técnico-Setorial é um instrumento técnico de melhoria da racionalidade da organização do espaço urbano e também das qualidades estéticas desse espaço. Já o Urbanismos sanitário promove mudanças higiênico-sanitárias em áreas inundáveis, insalubres entre outras áreas, essas mudanças são responsáveis por ajudar a eliminar o grande problema epidemiológico nas cidades.
Legislação urbanística: A legislação urbanística existe para estabelecer limites às ações humanas que interferem no espaço urbano e na qualidade de vida na cidade. Essas ações estão relacionadas com as necessidades próprias de uma vida em um grande centro urbano, como moradia, trabalho, educação, saúde, locomoção, alimentação e lazer, tendo por objeto de trabalho não apenas as ações relacionadas