A importancia do endomarketing na empresa moderna
O termo marketing em sua abrangência mais ampla está intimamente relacionado à venda da imagem de uma empresa, então endomarketing, por força da expressão seria a venda interna da imagem de uma empresa.
O Capitalismo modificou profundamente a forma de se pensar a humanidade. As relações de produção foram ficando cada vez mais complexas e o sistema fabril, substituiu o milenar sistema de artesões. Nasce aí a empresa, que para avançar nos seus objetivos busca a cada dia mostrar a qualidade dos seus produtos através da mídia (marketing). Esta situação de necessidade da propaganda externa terminou por criar a necessidade da propaganda interna, isto é, dentro da própria empresa, buscando transformar trabalhadores em clientes. E clientes satisfeitos que possam expandir o nome da empresa através da sua própria satisfação. É isso que usualmente chama-se de endomarketing. O Endomarketing é um reflexo positivo da forma como uma empresa encara sua comunicação interna, pois um funcionário bem informado sobre sua empresa é um vetor de expansão do seu marketing. As ferramentas do endomarketing são o treinamento e o desenvolvimento da comunicação interna e externa plena, a liderança visionaria, o fluxo de informações técnicas. Manuais técnicos e educativos também são instrumentos de endomarketing, bem como revistas com histórias em quadrinhos, jornal interno com a utilização de vários encartes, como, por exemplo, área de recursos humanos, projetos, produção e associação de funcionários. Pode ser utilizada, também, a versão do jornal de parede, cartazes motivacionais, informativos em forma de quebra-cabeça, sempre com o objetivo de passar novas informações para a equipe interna.
Há também os canais diretos como: reuniões com o diretor, presidência ou ouvidor interno; palestras internas; programas para apresentar as novidades da empresa, as tendências e a evolução que a mesma teve; grife interna, como registro