A importancia do desenho no desenvolvimento da criança Vygotsky
O DESENHO É...
... A arte manifestada em papel, uma transferência de criações. Algo que vem da imaginação de um indivíduo, com dimensões formadas por linhas e formas diversificadas. ... É considerado um signo na teoria histórico-cultural, não como algo simples derivado da memória, mas como algo constituído pelas interações sociais.
... O desenho é capaz de mudar a estrutura das funções psicológicas já que a imaginação cria da realidade presente uma outra realidade.
... É uma das formas de apropriação da realidade e permite a manipulação das imagens e objetos. Esses desenhos são dotados de significados e reflete a cultura e o desenvolvimento da criança, que é resultante de um processo de interpretação do ambiente cultural da realidade conceituada.
... É visto como um incentivo a criatividade ou como um indicador do nível de desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças e, também, como uma excelente forma de trabalhar a coordenação motora, a capacidade de atenção e concentração, e também de testar conhecimento sobre cores e percepção dos objetos.
Os primeiros desenhos são vistos como gestos que imprimem marcas em uma superfície não como desenhos propriamente ditos. Com o passar do tempo isto evolui também a criança ao dar nome ao seu desenho atribui a ele um significado.
A produção de uma imagem esta intimamente relacionada a sua percepção e a sua compreensão da realidade.
O desenho não reproduz uma realidade material, mas a realidade conceituada. Que é obtida de uma dada realidade, construída socialmente recorrendo a memória, e a imaginação. Assim a criança faz o desenho a partir da memória e da imaginação.
Dependendo da idade as crianças não desenham exatamente o objeto, e sim o que sabem dele.
A criança tem a intenção de desenhar realisticamente.
Para o adulto o desenho realista deve ser como uma fotografia e para a criança, para ser parecido deve ter todas as partes dos objetos, até as invisíveis, que a criança