Colonizção Ruanda

871 palavras 4 páginas
Ruanda

Localizado no continente africano, Ruanda possui um território montanhoso e sem saída para o mar, fazendo fronteiras com Burundi, República Democrática do Congo, Uganda e Tanzânia.O kinyarwanda ou quiniaruanda,também conhecido como ruanda ou rwanda, é uma língua banta falada principalmente em Ruanda, onde é uma das línguas oficiais junto ao francês. Também é falado no sul de Uganda e no leste da República Democrática do Congo.

Ruanda é dividida em duas etnias
Duas etnias sempre foram as majoritárias em Ruanda. Sua presença no País se deu a partir do século XIV quando os tutsis, em sua origem criadores de animais, imigraram para a área e subjugaram os hutus que baseavam sua economia no plantio. A partir de então se estabeleceram alguns estados. Os tutsis representavam à minoria controladora do país e os hutus a maioria subordinada. Até fins do século XIX a região seria dominada por uma monarquia liderada por diversos vassalos, todos da etnia tutsi.

Primeiros colonizadores
A história da colonização de Ruanda se inicia em 1890 quando esta foi entregue à Alemanha em 1890, numa conferência em Bruxelas, sendo suas fronteiras sido estabelecidas oficialmente em 1900, tornando-se parte da África do Leste Germânica. Porém o domínio alemão não conseguiu vida longa. Com a derrota alemã na Primeira Guerra, forças belgas ocuparam Ruanda e em 1919 esta se tornou parte da Liga Belga das Nações.
O imperialismo belga com o objetivo de estabelecer sua dominação sobre a maioria impôs uma clara segregação no país, a partir de 1933 as identidades passaram a vir com carimbos, diferenciando a população. Os hutus que conseguissem ascender socialmente e conquistar um número determinado de riquezas poderiam ter seus carimbos modificados para tutsis.

Movimentos Segregacionistas
Apoiando-se na Igreja Católica, os belgas impuseram uma ditadura e junto com os tutsis criaram uma elite do país, um governo de dura repressão contra os hutus. Os acordos incluíam impostos

Relacionados