Academicos
Esses teóricos classificam o homem como um ser histórico e cultural, que se diferencia dos outros animais por suas capacidades psicológicas superiores. Essas funções são caracterizadas pelo exercício da percepção, atenção e memória. Essas funções não se encontram “superpostas”, são “plásticas e adaptativas no desenvolvimento da criança, está relacionado com suas experiências sociais”. Vygotsky (1989, p. 74) afirma que elas representam “um processo extremamente pessoal e, ao mesmo tempo, um processo profundamente social”.
A relação entre a aprendizagem e o desenvolvimento pressupõe a necessidade da mediação no processo de ensino. A pré-história da linguagem escrita é outro aspecto da teoria vygotskyan, importantes para reflexão do professor alfabetizador. Vygotsky (1989) difunde a ideia de que se deve “ensinar às crianças a linguagem escrita, e não apenas a escrita de letras”. Essa afirmativa nos leva a questionar o ensino mecânico da leitura e da escrita.
A transição do desenho para a escrita: dos rabiscos ao desenho, do desenho à escrita simbólica, foram aspectos amplamente investigados nos estudos de Luria (2006) e Vygotsky (1989). Esses estudos revelaram que a pré-história da linguagem escrita tem início muito antes de a criança entrar na escola.
Os autores consideram o ato de rabiscar como um brinquedo que, para o desenvolvimento da criança, tem um significado extraordinário. Seus primeiros rabiscos, embora ainda não apresentem formas definidas, neles estão a semente da