a importancia de uma franquia
O avançado grau de maturidade do mercado brasileiro de franchising, que atualmente soma aproximadamente 1.855 redes, gera em torno de 777 mil empregos diretos e faturamento anual de R$ 75,9 bilhões, resultou, nos últimos anos, em um ambiente extremamente propício para exportação de marcas nacionais para o competitivo mercado internacional. Assim, nota-se atualmente uma forte tendência e interesse, por parte de empresários nacionais, na internacionalização das redes de franquia.
Neste cenário, foi estabelecida, em 2005, parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, no intuito de promover e incentivar a exportação de franquias brasileiras. Esta parceria, atualmente em seu sexto ano de vigência, somada à iniciativa de empresários, escritórios de advocacia e outros colaboradores do setor, já consolida sua história de sucesso e apresenta resultados expressivos.
Em razão do acordo firmado com a Apex, as franquias associadas à ABF recebem, além do suporte e capacitação para a exportação de seu negócio, subsídios para que participem das principais feiras de franquia do mundo. Esta iniciativa faz com que a crescente participação destes grupos de marcas brasileiras em tais eventos demonstre o profissionalismo, organização e força das marcas brasileiras frente ao mercado internacional.
Em 2009, já na vigência do acordo entre ABF e Apex, o Brasil já contava com cerca de 65 franquias atuantes no mercado internacional. Este número atualmente é de 79 marcas e a estimativa é que até o final de 2012 sejam 100 marcas brasileiras ofertando franquias no exterior.
Em 2011, a ABF, com apoio da Apex, já levou grupos de franqueadores e empresários para feiras de franquia no Panamá, Portugal, Macau, Uruguai e Colômbia, além de ter organizado missões comerciais e