franquia ou negócio próprio
Um Estudo de Caso na Carmen Steffens em Santarém/Pa
RESUMO
As franquias envolvem a concessão e transferência de marca, tecnologia, consultoria operacional e produtos ou serviços. E, tendo como ensejo o crescente interesse e controvérsia despertados pela prática do franchising no Brasil, este trabalho aborda um estudo realizado com o franqueado da rede de calçados e Acessórios Carmen Steffens em Santarém, Estado do Pará. Nesse sentido, pretende-se discutir a relevância da Importância do Estudo de Mercado para implantação da Franquia de Calçados e Acessórios Femininos na Cidade de Santarém, bem como, analisar a viabilidade de uma franquia nacional para o mercado local, visando novos nichos comerciais a serem atendidos, se o empreendedor teve uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócio, para tomar as decisões corretas, evitando futuras decepções, bem como, identificar a razão do franqueado em optar por uma franquia a um negócio próprio. verificando sua percepção quanto as estratégias competitivas praticadas por seus concorrentes e sua satisfação com o relacionamento franqueador-franqueado.
Palavras-chave: Franquia, Marketing, Moda, Carmen Steffens.
INTRODUÇÃO
Franquia é uma modalidade de negócio comercial, em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado.
Tendo como motivação o crescente interesse e controvérsia despertados pela prática do franchising no Brasil, este trabalho descreverá uma pesquisa realizada com o franqueado da rede de calçados e acessórios femininos Carmen Steffens em Santarém, Estado do Pará, que medirá sua satisfação com o relacionamento franqueador-franqueado, identificando a razão do franqueado optar por uma franquia a um negócio próprio, verificando sua percepção quanto as estratégias competitivas praticadas por seus concorrentes e sua satisfação com o relacionamento