A Importancia de lideres nas organizações
Liderança não é sinônimo de administração. O administrador é responsável pelos recursos organizacionais e por funções como planejar, organizar, dirigir e controlar a ação organizacional para alcançar objetivos. Isso inclui muita coisa. A rigor, o administrador deveria ser também líder, para lidar adequadamente com as pessoas que trabalham com ele. O líder, por seu lado, pode atuar em grupos formais e informais e nem sempre é um administrador. O administrador pode apoiar-se totalmente na autoridade do seu cargo ou adotar um estilo de comportamento mais participativo que envolva decisão conjunta com seus subordinados (CHIAVENATO, 1999).
Os papéis dos líderes combinam habilidades técnicas, humanas e conceituais, que aplicam em diferentes graus e em diversos níveis organizacionais. Seu comportamento como seguidores é importante para a organização (SOTO, 2002).
A versão tradicional de liderança superestima a importância da contribuição do líder. Essa versão supõe que a liderança é originária das qualidades pessoais do líder. Há várias interpretações do que é liderança, mas cada uma continuando como uma explicação incompleta e inadequada – e a maioria discordando entre si, São mais de 130 definições de lideranças e mais de 5 mil estudos sobre suas características, o que torna praticamente impossível escolher apenas uma como sendo a mais correta. O que não se pode descartar é a influencia das circunstâncias e dos próprios liderados (LACOMBE, 2005)
A importância de uma boa liderança não pode ser subestimada. Uma empresa descapitalizada pode tornar dinheiro emprestado, uma em má localização pode ser mudada, assim como o produto ou o processo produtivo. Uma empresa que tenha falta de liderança tem pouca chance de sobreviver. Lembremos, porém, que líderes são pessoas humanas com qualidades e defeitos: alguns são neuróticos, outros equilibrados (LACOMBE, 2005).
2. OBJETIVO
O objetivo dessa pesquisa é verificar a importância dos líderes dentro das