O líder atual e as habilidades essenciais nas organizações
RESUMO
Esta prática tem por objetivo mostrar que o líder atual necessita de habilidades essenciais para uma gestão eficaz. A cada dia vemos a necessidade de líderes que não só executem processos, mas que formem pessoas e que as vejam não somente como quem proporciona resultados, mas atente para suas características, valores e cultura, moldando-as no aspecto profissional e pessoal. Não queremos dizer que a prática dessas habilidades na liderança, criará um modelo de líder ideal, pois o mesmo é construído no dia a dia das organizações e nas relações estabelecidas por ele. O líder atual assume o papel de andragogo, abandonando o status de centralizador do conhecimento para, através de sua influência, compartilhá-lo, proporcionando liberdade de pensamento e autonomia das decisões, tanto para a organização como para os seus colaboradores. O processo de mudança organizacional é cada vez mais influenciado pelo líder, que exerce importante papel na construção de espaços nas organizações, na medida em que torna possível a facilitação das discussões e questionamento do grupo.
Palavras-chave: Líder. Liderança. Andragogo.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é expor que ao longo dos anos, vemos que as características que formam o líder atual nas organizações vêm mudando. Passou-se a exigir não só um perfil de gerenciador de processos, mas somado a essa capacidade, criou-se afigura de alguém capaz de apresentar habilidades indispensáveis para gerir resultados e ao mesmo tempo, usar essas mesmas habilidades para levar seus liderados a refletirem sobre seu papel dentro das organizações e saber o porquê da existência de metas e seus resultados.
As mudanças ocorridas vieram confirmar que o líder é um administrador, mas vieram confirmar também que a recíproca não é verdadeira. E isso é notório quando vemos o uso de habilidades gerenciais utilizadas pelos líderes influenciando comportamentos e processos que