a importancia da tecnologia da informação
As empresas sentem a necessidade de utilizar algum tipo de sistema com o objetivo de se atingir a eficácia de seus processos, sendo assim fez com que houvesse a necessidade de se realizar um estudo mais aprofundado de Sistemas de Informação para cada nível da empresa e que o mesmo provesse de um planejamento e adequação para a proposta de surgimento de novos sistemas. (OLIVEIRA, 2000, p.183)
Os referentes sistemas exercem funções de estratégias em todos os setores que geram informações de custo, produção, recursos humanos, marketing e todo ambiente organizacional, com o propósito de coletar e empregar uma definição no campo de utilização pelo sistema que a empresa ira exercer. (REZENDE e ABREU, 2009, p.86)
Com o propósito de empregar Sistemas de Informação adequados a cada nível da empresa, houve o surgimento de novos sistemas para dar suporte e definir funções como controle e planejamento. Oliveira (2000, p.182) ressalta que “para apoiar essas funções, especialmente o planejamento e o controle, são de destacada importância os sistemas que fornecem informações aos administradores.” E essas informações são empregadas com sistemas como o Processamento Sistemas de Informação estratégicos (SIE), Sistema de Apoio à Decisão (SAD), Inteligência Artificial (IA), Sistema de Informação Gerencial (SIG) e Sistemas de Informações Transacionais (SIT) entre outros.
Para a utilização desses sistemas é importante destacar, que os mesmos estão contextualizados no meio ambiente interno das empresas, pois fornecem informações diferentes e de certa importância, desde o nível operacional ao executivo.
“O objetivo de um sistema de informação é permitir que cada funcionário de uma organização tenha a informação necessária para melhorar a qualidade de seu trabalho, seja ela para que o mecânico conserte um veículo ou para que o presidente escolha um determinado plano”. (OLIVEIRA, 2000, p.178)
Portanto, Oliveira destaca a participação de cada