A Importância da Tecnologia da Informação e das Telecomunicações nos Sistemas de Informação
José Mauricio Santos Pinheiro em 26/05/2006 http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_importancia_da_tecnologia.php
Uma das maiores barreiras para a maioria das organizações ainda é a falta de entendimento sobre o estado da organização (os dados existentes) e o que fazer com eles (definir os elementos de ligação). Compreender o relacionamento entre as tecnologias da informação, que manipulam os dados, e as redes de telecomunicações, aqui colocadas como elementos de ligação, torna-se um fator decisivo para a grande maioria das organizações, pois estas duas entidades representam os suportes indispensáveis para as estratégias de desenvolvimento e sobrevivência dos negócios e da própria organização.
Organizações, tecnologia da informação e Sistemas de Informação
Uma organização é um conjunto de pessoas e de outros recursos estabelecidos para cumprir um conjunto de metas. Conseqüentemente, uma organização também é um sistema, pois envolve diversos recursos (financeiros, materiais, equipamentos, pessoas, etc) e dados que estão em constante processo de transformação. O resultado do processo de transformação dos dados, que envolve o conhecimento na sua seleção, organização e manipulação, vai receber o nome de informação.
Já a tecnologia da informação pode ser definida como a combinação de recursos de processamento (hardware, software, bancos de dados, etc), comunicações, pessoas e procedimentos, todos organizados de maneira a obter como produto final uma informação que atenda aos objetivos da organização.
Finalmente, podemos definir um Sistema de Informação como um conjunto de elementos inter-relacionados que coletam, manipulam e disseminam a informação e fornece uma resposta para o atendimento de um objetivo.
O termo Sistema de Informação (SI) geralmente é usado para se referir às aplicações das tecnologias de informação e de telecomunicações que facilitam o