A importancia da musica para o desenvolvimento da criança na educaçao infantil
A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Andréia Baptista Vilela da Silva
São João de Meriti / RJ
2012
RESUMO
A música não precisa ser explicada, ela tem um fim em si mesma. Este artigo tem por finalidade investigar se a música pode ser um instrumento de auxílio no desenvolvimento infantil, em salas de pré-escolas. Procurou-se investigar a forma como o professor vê e utiliza a musica com crianças de cinco e seis anos. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e análise qualitativa dos questionários aplicados. Concluiu-se até o momento que a música pode ser instrumento de auxílio no trabalho pedagógico, porém, não deve limitar sua ação apenas como ferramenta de trabalho de outras áreas de conhecimento, pois ela fala por si só e contribui para o desenvolvimento integral do ser.
Palavras-chave: Música. Infância. Educador. Aprendizagem
INTRODUÇÃO
A música é uma linguagem que comunica sensações, sentidos e passa por organização de som e silêncio. Está presente nas mais diversas situações. A afetividade a cognição e a estética são partes integrantes dela.
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos ao lado da matemática e da filosofia. (BRASIL, 1998, p. 45) A música é uma ferramenta que contribui para formação integral do ser humano. Por meio dela a criança entra em contato com o mundo