Memorial
JOSIANE DA ROSA
Professora Orientadora: SELMA TEREZINHA ADAO
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0074) – PRATICA MODULO V 02/07/2012
RESUMO
O presente artigo tem como temática a importância do ato de cantar no desenvolvimento integral da criança na educação infantil. Percebendo a importância da musicalizaçao na educação infantil e pensando na musica como um recurso pedagógico e não como instrumento que oferece ocupação aos alunos, resolvi fazer uma pesquisa cujo objetivo e investigar as contribuições que a musica oferece para o desenvolvimento integral da criança. .
Trabalhar a musicalização com as crianças necessita de muita atenção, pois isto exige atividades lúdicas que auxiliam a criança conhecer a si mesmo, onde este conhecimento ocorre através de situações do dia a dia, portanto quanto mais estímulos a criança recebe, melhor será seu desenvolvimento intelectual, as experiências rítmicos musicais que tem participação ativa (ver, ouvir, tocar) contribuem para o desenvolvimento do sentido. Com os sons a criança trabalha a percepção auditiva, imitando os gestos ou a dança desenvolvendo a coordenação motora.
A musicalização na Educação Infantil está relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase. Ela auxilia no desenvolvimento cognitivo da criança e cabe ao professor desenvolve-la de forma lúdica e descontraída.
Palavras-chave: Educação Infantil. Desenvolvimento. Música.
INTRODUÇAO
Esse artigo tem como objetivo investigar as contribuições musicais como ferramenta de apoio, favorecendo sua integração e socialização no desenvolvimento da criança na educação infantil. Essa pesquisa me desafia a procurar resposta para muitos questionamentos na área em que eu atuo