Meio ambiente
Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Regulamentada em 2002 a Lei acima define a Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA e a posse da atual gestão federal. A partir dessa lei, a Educação Ambiental assume uma dinâmica intensa em termos políticos-institucionais e de projetos de formação de amplos setores sociais, dando origem ao Programa Nacional de Educação Ambiental - PRONEA, lançado e reorganizado em 2004. Este programa sinaliza claramente um novo patamar de compreensão do processo educativo. (LOUREIRO et al, 2008). Há também uma preocupação em fazer com que os cursos de formação profissional adotem conceitos que os levem a padrões profissionais que minimizando os impactos sobre a natureza e que todas as etapas do ensino formal tenham a Educação Ambiental de modo interdisciplinar. (LOUREIRO et al.2008).
A educação ambiental faz-se cada vez mais necessária, já que este é um tema de relevância social predominante nos assuntos atuais sendo que as sociedades não podem levar em consideração apenas o agora, sem se preocupar com as consequências de suas ações antrópicas para o futuro (QUADROS, 2007).
O Ministério da Educação - MEC teve importante papel na implantação da Educação Ambiental como política pública de Estado, criando em 1991 um grupo de trabalho para participar da Conferência Rio-92, que se transformou na Coordenação de Educação Ambiental, atual Coordenadoria-Geral de Educação Ambiental do MEC – CGEA/MEC. (LOUREIRO et al,2008).
Para Pádua (1997) a educação ambiental mostra ao ser humano uma nova postura que deve ser