A Importancia da Filosofia na Historia
Filosofia, das palavras gregas philos (amigo) e Sophia (sabedoria), é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.É também a raiz de todas as demais ciências atuais.Agora que o significado de filosofia já esta claro, vamos entender como tudo começou.
A filosofia se inicia entre os sec. VI e V ac com a denominada Filosofia Antiga. Ela se dá quando o cristianismo ganha status e recorre ao pensamento grego, para dar fundamento teórico a suas teses e da nescecidade de explicar o mundo com explicações reais.Destaque para Sócrates , Platão e Aristóteles.
Logo após surge a Filosofia Medieval, que tratava-se de discutir questões universais.É nesse período que o pensamento cristão firma-se como ‘’Filosofia Cristã”, que se tornaria a Teologia logo depois.Foi um período bastante influenciado pelo pensamento socrático e platônico, e estendeu-se de VIII d.C até XIV d.C com a chegada da Renascença.
Do final do sec XIV até XVI temos a Renascença. É marcada pela descoberta de obras de Platão desconhecidas na Idade Média e novas obras de Aristóteles , e por uma efervescência teórica prática, alimentada principalmente por descobertas marítimas e crises politico-culturais que culminaram em profundas críticas à Igreja Católica, que evoluíram para Reforma Protestante.Surge também o Antropocentrismo que da inicio a transição para o Iluminismo e aos princípios da Filosofia moderna.
O Iluminismo surge no sec XVIII e é conhecido como a “idade da razão” (razão como base primária da autoridade).Destaque para John Locke, Jean-Jacques Rousseau, Adam Smith e Benjamin Franklin.Encerra-se entre o sec XIV.
No século XVIII, os filósofos do