RELAÇÕES HISTÓRICAS DO SER HUMANO COM O MEIO LÍQUIDO
ATIVIDADES AQUÁTICAS
1ª ATIVIDADE
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Atividades Aquáticas como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor RAPHAEL SICURO LEITE.
SÃO PAULO
AGOSTO 2013
Sumário:
1) O ser humano e o meio líquido. pág. 2
2) Nadar e Natação a evolução.pág.2
3) Conceito do Nadar, natação e atividades aquáticas. ág. 5
4) Referências. Pág.6
O ser humano e o meio líquido
O ser humano desde os primórdios teve que se adaptar ao meio líquido, considerando-se principalmente o fato de que grande parte de nosso planeta é coberto por água, e que também por conta da maior facilidade de se conseguir alimento as civilizações procuraram se estabelecer próximos a locais como lagos, rios, etc..., portanto por condições de sobrevivência, como a necessidade de se alimentar e também para se refugiar, os indivíduos foram impelidos a se lançar no meio líquido e nessa condição tentar se movimentar dando início ao ato de nadar. A água é parte de nosso inconsciente e a adaptação a este meio nos faz vislumbrá-la como um fascinante mundo a ser explorado.
[…] a integração do homem com o meio líquido como decorrência de um processo de adaptação e, ao mesmo tempo de transformação da natureza, tem-nos levados a criar constantemente novas formas de locomoção na água. (Damasceno, 1992:20)
Nadar e natação a evolução
Não há duvidas de que o ser humano é capaz de nadar, isto se deu devido ao desafio de ultrapassar as dificuldades impostas pela natureza. Não existe uma data específica que marca o início da atividade de nadar pelo homem. Entretanto podemos deduzir que isto teve início a partir das primeiras instalações na beira de lagos e rios. A História e a Literatura