Atividades aquáticas
Descrição da atividade
De acordo com os conteúdos estudados na Unidade 1, responda às seguintes questões:
1) Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?
R: Desde a existência do ser humano na terra, temos um contato muito grande com a água, fazendo dela um habitat natural para o homem. Podemos observar que a terra é banhada na sua maior parte pelas águas, o contato do homem com a água, vem desde os tempos da pré-história, onde havia uma grande necessidade de o homem se relacionar com o meio liquido, pois precisava se locomover sobre ela para capturar seu alimento, fugir de predadores e migrar de um lado para o outro.
Já na concepção do homem, o espermatozoide percorre por meio liquido até o óvulo, e por todo o tempo hábil de gestação é envolvido por uma bolsa de água, confirmando a destreza de um recém nascido com meio liquido.
Indícios de piscinas aquecidas há cinco mil anos na Índia, em Mahenjodara; a travessia do Eufrates pelos soldados da Assíria; documentos egípcios que relatavam a atividades de professores de natação aos seu filhos, eram os achados mais próximos do “nadar”.
2) Com base nas informações estudadas, trace a trajetória histórica do desenvolvimento do ato de nadar e da natação. Associe a esta linha histórica os principais pensamentos associados ao nadar e à natação.
R: Analisando a história do homem e a vivência com meio liquido, percebe-se que é uma habilidade natural. Por não ser aquático, e o fato de viver próximo a água de rios, lagos e mares, vem a necessidade de uma adaptação do homem com o meio liquido, esse desenvolvimento de habilidades, pois o homem necessitava do alimento, locomoção e até para salvar-se de riscos terrestres.
Isso mostra que o ato de nadar é praticado desde a antiguidade mais