A importancia da família no processo educativo de educandos das séries iniciais do Ensino Fundamental
A busca pela formação de sujeitos autônomos tem sido uma exigência social de nossa época, sujeitos capazes de pensar criticamente e de agir para transformar o mundo em que vivem. Essa formação resulta sobretudo do trabalho educativo de duas instituições, família e escola, que devem buscar se relacionar em harmonia para obtenção do sucesso escolar desses indivíduos.
Tanto a família quanto a escola são instituições responsáveis pela educação das crianças de nossa sociedade e devem trabalhar juntas para que os alunos alcancem bom desempenho em suas atividades escolares e, assim, construam os conhecimentos necessários à formação para o exercício da cidadania. Porém, quando isto não ocorre, busca-se atribuir a responsabilidade pelo insucesso escolar a alguém ou a alguma situação. No contexto escolar, a maioria dos professores atribui à família a responsabilidade pelo fracasso escolar das crianças devido aos problemas sociais de estruturação familiar, à ausência de um ambiente motivador ao estudo nos lares e até mesmo à situação econômica precária de algumas famílias.
Devido às mudanças socioeconômicas ocorridas nas últimas décadas, do século XX a configuração familiar tendo o pai como provedor e a mãe como cuidadora torna-se a cada dia uma realidade mais distante e atualmente muita das famílias confiam o cuidado das crianças às avós, tias, uma irmã mais velha, ou mesmo a terceiros, que pode ser uma vizinha ou, no caso de existir na comunidade, a creche comunitária. A educação informal nesta nova realidade é um desafio, pois a escola recebe crianças que ainda não entendem as regras de convivência, respeito ao próximo, tarefas a cumprir, e assim a escola depara-se com a realidade de precisar ensinar os comportamentos básicos que a criança precisaria ter aprendido no interior do lar.
Segundo Aranha (2006, p. 94) “é na família que acontece a educação informal, nela a criança aprende a interagir com a sociedade, com a cultura existente e, em boa