educacao infantil
Professora Supervisora (UDESC)
Atividade 2 - Leitura do Contexto e Fundamentação Teórica
3 Fundamentação Teórica
O estagio é um momento muito importante para os cursos de formação docente, sendo onde se estabelece uma relação entre teoria e prática e se tem contato com a realidade escolar e com os desafios a serem enfrentados dia a dia na educação, tanto ao que se refere ao processo de ensino aprendizagem como nas relações entre aluno/professor/família/escola/comunidade.
O estagio supervisionado deve ser um momento indispensável na formação docente, pois através do mesmo é promovida a ligação entre a teoria e a pratica. De acordo com Pimenta e Lima (2004, p. 43).
[...] no estágio dos cursos de formação de professores, compete possibilitar que os futuros professores compreendam a complexidade das práticas institucionais e das ações aí praticadas por seus profissionais como alternativa no preparo para sua inserção profissional.
Sendo assim, torna-se indispensável que o aluno de pedagogia tenha a maior inclusão possível no campo de estagio, considerando inicialmente uma observação detalhada e a caracterização do ambiente escolar. Segundo Pimenta, o aluno estagiário deve “saber observar, descrever, registrar, interpretar e problematizar e, consequentemente propor alternativas de intervenção” (PIMENTA, 2001, p.76).
Então se observa que o estagio supervisionado possibilita ao aluno de pedagogia uma vivencia do cotidiano da escola o levando a compreender, refletir e avaliar o papel desenvolvido pelo pedagogo nesse espaço, como também oferece ao estudante de pedagogia uma inclusão no seu futuro campo de atuação.
3.1. Concepção de Estágio Supervisionado no Curso de Pedagogia da UDESC
O ato de observar outro profissional em sala é de total importância, pois é com esta observação que teremos um maior entendimento do ambiente escolar, é necessário ter este contato com o profissional e conseguir identificar todos os pros e os contras em sala