A importa do investimento na economia
Introdução
Investir significa ter condições para se estar preparando para novos desafios referentes a um mundo cada vez mais incerto e instável. Qualquer pessoa que compreende um pouco de economia tem ideias da importância de ter dinheiro aplicado num investimento seguro, o investimento é um elemento essencial da atividade econômica, e essencial para o crescimento sustentado.
O investimento é toda e qualquer ação que visa a obtenção de um determinado rentabilidade. E importante avaliar o investimento que uma perspectiva microeconômica, quer uma perspectiva macroeconômica, dependendo da aplicação de um recurso e da entidade investidora.
Existem duas partes intervenientes e que podem, dependendo dos investimentos em questão, ser indissociáveis:
- INVESTIDORES : Pessoas ou entidades que colocar recursos ou conhecimento, a disposição do empreendedor. - EMPREENDEDORES: Os que, para alcançar a realização de um projeto, nescessitem de investimentos.
Na fase do planejamento e importante definir o abito de aplicação do investimento, a sua rentabilidade e, principalmente o objetivo final que se pretende alcançar.
Os investimentos classificam – se em: * independentes / dependentes * convencionais/ não convencionais * grande / pequeno
INDEPENDENTES : quando as receitas liquidas de um não influenciadas pela realização ou não de outro.
DEPENDENTES: quando as receitas liquidas forem afetadas pela realização do outro.
CONVENCIONAIS: quando apresenta um ou mais períodos de despesas liquidas seguido de um ou mais período de receitas liquidas.
NÃO CONVENCIONAIS: receitas e despesas intercalada no tempo.GRANDE / PEQUENO: conforme a sua influencia no sistema de preço.
DETERMINANTES DO INVESTIMENTO
Segundo a teoria econômica, os determinantes do investimentos são : taxa de juros; as expectativa sobre as