Aula 3 Integra o Conceitos
Prof. João Carlos Gomes
Integração Econômica
Entendendo a origem da Política Comercial Externa
Pressupostos históricos
O estudo da integração econômica internacional afirma-se e sistematizase a partir da Segunda Guerra Mundial, passando a constituir-se como um ramo autônomo da economia internacional.
O termo integração econômica a partir de 1950 adquire maior precisão, significando o processo voluntário de crescente interdependência de economias.
A noção de integração anterior tomava como premissa que toda a integração regional proporcionava aumentos nas trocas comerciais e no bem-estar mundial. Não era dada importância à distância física dos membros do agrupamento nem as afinidades culturais e lingüísticas.
Integração
Efeitos da integração
Alteração nos preços dos produtos
A integração econômica de diversas economias nacionais, ao abolir as barreiras aduaneiras intra-regionais, provoca uma alteração nos preços dos produtos.
Essa alteração faz com que a razão de troca entre as mercadorias do parceiro e as mercadorias nacionais não fique distorcida.
Os produtos vindos do país parceiro tornam-se relativamente "mais baratos" pois não estão mais sujeitos ao imposto aduaneiro, permitindo que os consumidores nacionais possam , com o mesmo rendimento, adquirir mais bens dos países parceiros sem diminuir o consumo de bens nacionais, ou substituir estes por aqueles.
Blocos Econômicos
Economia Global :Organização internacional em blocos regionais
Tipos de integração
• Classificam-se em zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Economia Global :Organização internacional em blocos regionais
Tipos de integração
• Na zona de livre comércio, há redução ou a eliminação das taxas alfandegárias que incidem sobre a troca de mercadorias dentro do bloco.
• A união aduaneira, além de abrir mercados inteiros, regulamenta o comércio dos paísesmembros com nações externas ao bloco.
• O mercado comum garante a