Resumo Prova De Economia
Ciclo econômico ou ciclo de negócios - flutuação simultânea de vários setores da economia.
Macroeconomia - estuda as flutuações + ou – simultâneas de produção e de preços nos muitos setores da economia. Considera a economia como um todo e estuda a flutuação de seus agregados (PIB e índices de preços). Procura discutir fatores estruturais (longo prazo) e conjunturais (curto prazo) que definem a evolução das economias, sem se ater a setores individualmente.
Linha de tendência – fatores estruturais (longo prazo). Evolução da capacidade de produção global da economia.
Flutuações em torno da linha de tendência – fatores conjunturais (curto prazo). Desvios em relação ao que seria o nível de utilização ótimo da capacidade de produção da economia.
Modelo Econômico – representação do mundo (linguagem matemática, desenhos, esquemas, etc), mutável por ocasião de grandes revoluções científicas.
Política Econômica – é uma escolha não-técnica. É o caminho escolhido, dado o modelo, e depende de quem tem o poder político de fazer a escolha e de qual seja o seu objetivo. São ligadas a fatores ideológicos, preferências, gostos, alianças políticas, alianças econômicas etc. Tem um caráter menos objetivo que o Modelo Econômico.
PIB (Produto Interno Bruto) – valor de todos os bens e serviços finais produzidos em uma economia em um dado período. Mede a renda total gerada em uma economia. A unidade de medida é o valor de mercado: o quanto as pessoas estão dispostas a pagar por determinado bem ou serviço final. Os bens e serviços finais considerados são os produzidos internamente ao país em questão, independente da nacionalidade do produtor.
PNB (Produto Nacional Bruto) – corresponde ao PIB – renda líquida enviada ao exterior (RLEE = renda enviada – renda ingressa do exterior). Brasil: PIB > PNB (exporta mais do que importa). EUA: PNB > PIB (importa mais do que exporta).
PIB Potencial – é aquele que uma economia poderia estar produzindo se estivesse utilizando