A import ncia da m sica no desenvolvimento da crian a
A música é um elemento muito importante e vem ganhando espaço nas escolas, sendo incluída no Referencial curricular Nacional para a Educação infantil do MEC.
Para motivar o interesse da criança nessa faixa etária, é necessário trabalhar com as crianças músicas de curta duração com letras engraçadas, que lhe estimulam a fantasia e o imaginário.
A música aumenta a sensibilidade das crianças, a capacidade de ser um forte desencadeador de emoções.
O ensino da música se estenderá para todas as áreas da aprendizagem. Quando a criança está cantando, tocando ou ouvindo uma música, está aprendendo muitas coisas, como: Folclore, ciências, esquema corporal, alfabeto, matemática.
O mestre na saca de aula, também deve conversar com as crianças sobre o conteúdo da música. Pedir-lhes que desenham sobre a música, dramatizem-na, reproduzem-na por meio de mímica,façam paródias das músicas conhecidas, toquem-na na bandinha, façam um karaoquê, um programa de calouros, enfim existe uma diversidade de maneiras de interpretar e viver a música.
De acordo com a Legislação brasileira, a questão legal da música segundo Carneiro (1999) na LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1972, criou-se a área de educação Artística, unificando o ensino de artes plásticas, música e teatro. Acredita-se que por este acontecimento a musicalidade ficou ausente no currículo escolar, sem prestígios, valores, etc. O professor por ter especialidade em uma determinada área, ensinando o que lhe é mais favorável em temos pedagógicos. Esta prática ficou disseminada no ensino que deixou-se de lado, por ser tão difundida hoje em dia: sente-se um domínio da cultura auditiva.
Como compreender o mundo que não se vê que se sente;eu não se lê, que se escuta. Esquecemos que a vida faz barulho,como sons do trabalho humano, sons naturais animais. Por isso que a escola têm um papel importante, precisa aprender a entender uma sociedade co seus sons.
Com o surgimento