trabalho de ciencias
A impresa impactwave criou o aplicativo para smartphone “Ultracarpo” que serve para os agricultores verificarem se a fruta está madura para a colheita.Deste modo, o produtor poderá evitar um desperdício de 5% em cada lote de frutos para comercialização e o consumidor terá acesso a fruta de melhor qualidade, porque é apanhada no momento certo. O “Ultracarpo” poderá também calcular automaticamente o calibre do fruto e o registo de informação, permitindo ao produtor o acesso ao histórico e a consulta de dados estatísticos. A análise pode ser feita em diversos momentos, na árvore, no armazém ou já na loja. Todo o processo é registado, criando-se assim uma ficha técnica completa do fruto.
Um projeto piloto da Vivo permitirá que um orelhão forneça acesso à internet, videochamadas, envios de sms, entre outras funções. Definido como "central multimídia de serviço", o aparelho será instalado, primeiramente, em prédios da própria empresa. Os locais serão definidos em outubro A sede da empresa, localizada em São Paulo, já possui um orelhão multimídia funcionando desde agosto. Segundo a Vivo, por enquanto, o aparelho não está em fase comercial. O orelhão também será uma zona de wi-fi. "Saímos de uma plataforma que explora só voz para uma que trabalha com serviços", diz Marcos Aurélio Pegoreti, pesquisador do CPqD responsável pelo aparelho. Até o fim do ano, o aparelho será incrementado com novas funções, como leitura de bilhetes únicos e cartões de vale alimentação. Este tipo de serviço já existe em outras partes do mundo, como nas Filipinas, que oferece um serviço similar desde 2010 na Universidade de Makati. A turca Turk Telekom também disponibiliza o serviço para a porção europeia do país.
Transporte
Tem início oficialmente nesta segunda-feira, na cidade de Itatiba, interior de São Paulo, a operação do Sistema Ponto a Ponto, que