A IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO ELETRÔNICA DE DOCUMENTOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
RESUMO
A implantação da Gestão Eletrônica de Documentos é vista como uma das ferramentas de melhoria para facilitar e suprir deficiências na Administração Pública. Trata-se de uma adequação de processos e de estrutura organizacional, de maneira a migrar para o meio digital, ou seja, converter um suporte físico de dados para um suporte em formato digital.
Para elaboração do presente artigo, utilizou-se de pesquisa bibliográfica do tipo descritiva, propondo incentivar a inovação e aprimoramento dos processos administrativos na Administração Pública, reduzir o uso do papel, contribuindo para a melhoria dos custos e o meio ambiente, além de garantir uma melhoria na qualidade do atendimento ao cidadão, por facilitar e transparecer os processos.
Funciona através de seguros sistemas via internet, facilitando a pesquisa e localização dos documentos com segurança, restrição de acesso e com a possibilidade de compartilhamento de informações, tornando um governo mais prestador de contas e aprimorando a qualidade dos serviços prestados.
Conclui-se que se trata de uma tarefa inadiável, de importância imensurável e um grande desafio devido à resistência em desertar o uso do papel e ceder às inúmeras mudanças.
Palavras-Chave: Gestão Eletrônica de Documentos, Administração Pública, Implantação, Inovação, Qualidade, Desafio.
ABSTRACT
Implementation of Electronic Document Management is seen as a tool to facilitate improvement and supplement deficiencies in public administration. This is an adaptation of processes and the organizational structure in order to migrate to digital, or converting a physical support for data support in digital format.
For preparation of this article, we used a literature descriptive, proposing encourage innovation and improvement of administrative processes in Public