Contabilidade
Com mudanças significativas tanto nas normas e padrões que norteiam a Contabilidade, quanto nos procedimentos contábeis, caracteriza-se no processo de melhoria do aprimoramento da Escrita Contábil durante séculos, onde as antigas operações cedem espaço para a modernização sistemática digital com a informatização e o devido crescimento da Internet, que se torna ferramenta indispensável para tal realidade no município de Boa Vista - RR.
Diante ao advento da informática, novas tecnologias foram também implantadas no campo da contabilidade. Nesse sentido, a “nota fiscal eletrônica” surge como uma problemática a ser investigada na atuação do profissional contábil. Assim o trabalho estudará a implantação e as dificuldades dessa implantação no município de Boa Vista. Assim se faz necessário, juntamente aos empresários e profissionais contábeis, um estudo sobre a implantação da NF-e, como uma obrigação imposta pela SEFAZ RR.
Justifica-se que os principais entraves para o processo de implantação das NF-e hoje, não só no município de boa vista, mas no estado de Roraima como um todo, são: infraestrutura tecnológica, tais como internet, certificados digitais, empresas especializadas em certificação digital e outros, no estado de Roraima, algumas empresas sem conhecimento especifico na utilização das NF-e e a própria burocracia que atravanca o andamento dos processos em muitos órgão públicos.
A adoção da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de forma obrigatória está entre as medidas governamentais para reduzir a burocracia e aumentar a arrecadação sem sobrecarregar os contribuintes com obrigações assessoriais. A implantação da NF-e propõe principalmente desonerar o contribuinte e as atividades de fiscalização sobre operações e prestações tributadas pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e pelo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sendo que, num momento inicial, a NF-e será emitida apenas por grandes contribuintes em substituição aos