RELATÓRIO III: DILATAÇÃO LINEAR
CAMPUS CERRO LARGO
LABORATÓRIO DE ONDAS, FLUÍDOS E TERMODINÂMICA
THIAGO DE CACIO LUCHESE
DANIAN DUGATO, GUSTAVO STEINMETZ, JOCIELLI TOLOMINI
DATA: 13 DE NOVEMBRO DE 2013 RELATÓRIO III: DILATAÇÃO LINEAR 1. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO Dilatação Linear é o que queremos demonstrar com nosso experimento, mas antes deixamos claro que a dilatação não ocorre somente linearmente. A dilatação sempre ocorre tridimenssionalmente, mas dependendo da forma que o material possui a dilatação é mais notável em uma orientação. No caso de um material no formato de um fio, a dilatação é mais aparente no comprimento deste fio e, adotamos como sendo linear. Se a forma do material for tomada como uma lâmina a dilatação será perceptível bidimenssionalmente, ou seja, teremos uma aumento maior na área do material. Tendo o formato de um cubo, o material sofrerá dilatação tridimenssional, ou seja, sua expansão será perceptível em todas as direções.
Como nosso experimento é usado um material em formato dúctil, a dilatação que mais perceptível será na orientação do comprimento, ou seja, a barra do metal que estamos usando aumentará de tamanho.
O próprio termo dilatação vem de aumento. Precisamos caracterizar o que faz com que esse aumento aconteça; associamos a temperatura como responsável por este fenômeno. A temperatura é o que caracteriza o nível de agitação que as moléculas do material sofrem. Assim material com determinada temperatura possui uma agitação molecular, no momento que aumento a temperatura do material, aumenta também a agitação molecular. A determinada agitação podemos dizer que há uma distância entre os átomos, quando a agitação aumenta é de fácil percepção que a distância entre os átomos aumenta, pois o