A ilusão do controle resenha
No trabalho a seguir estaremos abordando a eminência da valorização do principal ativo de uma empresa, o colaborador. Uma organização que se preocupa com o bem-estar dos colaboradores no trabalho deve manter uma atitude proativa para medir e trabalhar o nível de satisfação interna, através de mecanismos regulares e precisos. O clima de uma organização é considerado favorável quando melhora o moral interno satisfazendo as necessidades pessoais dos seus colaboradores e proporcionando um sentimento de bem-estar no ambiente de trabalho.
Quando essas necessidades não são atendidas, surge um clima desfavorável, ou seja, um sentimento de insatisfação e frustração no contexto de trabalho, e os gestores são elementos de mudança, fator importante para as organizações se ajustarem ao mercado obtendo competitividade.
Sendo assim o gestor de RH poderá interagir com as tantas ferramentas para serem utilizadas e implantadas em no dia a dia das organizações, a fim de melhorar os resultados de uma organização agradando aos empresários e aos funcionários. 2. DESENVOLVIMENTO (A contextualização teórica da temática comportamento organizacional e clima organizacional) O Clima Organizacional dentro de uma empresa não é algo simples de ser analisado, porque ele se apresenta difuso, nebuloso e sem contornos bem definidos, dificilmente se mostrando claro aos olhos dos administradores que procuram avaliá-lo e entendê-lo. Até por isso, pouca coisa existe sobre o assunto na literatura administrativa ou de Recursos Humanos. Entretanto, são encontradas algumas definições desenvolvidas por estudiosos e pesquisadores, não só nacionais mas também internacionais, que procuram explicar o significado de Clima Organizacional. Dentre as definições de Clima Organizacional mais conhecidas, destacamos as seguintes:
Flávio de Toledo e Benedito Milioni, que no Dicionário de Administração de Recursos Humanos definem: