A ilha
nome: Ane Caroline M. de Santana n° 04 professor:Eder serie: 1°C
Como o beija-flor paira no ar ? apenas a velocidade das batidas das asas do beija-flor explica as manobras que ele é capas de fazer no ar ?
A rapidez com que um beija-flor bate as assas , com registros de 50 a 80 batidas por segundo,tem papel relevante nas manobras feitas por esse pássaro, porém não é o único fator. O movimento das asas dos pássaros geralmente se dá pra cima e para baixo ( direção vertical ). No caso do beija-flor, a articulação de suas assas permite que ele se movimente para frente e para trás (na direção horizontal ) descrevendo uma trajetória semelhante a um oito. Dessa forma , as asas provocam um deslocamento de ar, semelhante a um redemoinho, o que permite que ele paire no ar , na mesma posição , sem necessitar de apoio. Assim , ele pode alcançar seus alimentos com maior facilidade.A agilidade desse pássaro requer que ele tenha uma boa musculatura , ele necessita de um coração vigoroso , com frequências que variam entre 480 batimentos por minuto em repouso e 1260 batimentos por minuto em voo.
Como se mede a velocidade da luz, ?
Atualmente , sabemos que a luz é uma forma de energia radiante ( onda eletromagnética) e sua velocidade de propagação , medida no vácuo,é, aproximadamente, c = 3,00 . 10 km/s ou 3,00 . 10 m/s, praticamente a mesma que a velocidade da luz no ar. Muitos estudos foram feitos até que se chegasse a esse valor. No ultimo quarto do seculo XVII, o astrônomo dinamarquês Olaf Roemer (1644-1710) , com o auxilio do telescópio , observou os eclipses das luas de Júpiter e identificou , por meios de cálculos comparativos ,que ocorria um atraso de aproximadamente 22 minutos para que a luz dos satélites chegasse até a terra . Com