Projeto antidrogas
A Escola Estadual Vila Ercília Algarve, situa-se na Rua Rio Grande do Sul, 465, município de Itaquaquecetuba, Estado de São Paulo – SP oferece Ensino Fundamental e Ensino Normal Médio. Atende aproximadamente 1550 alunos e desenvolve uma vivência de projetos ousados o que conseguintemente contribui em uma prática constante nessa instituição de ensino, cujas ações têm elevado à autoestima de nossos discentes, mas por outro lado, conforme mostram os gráficos a respeito do questionário que foi aplicado aos alunos em anexo deste projeto, o uso de drogas destacando-se o de bebidas alcoólicas explodiu em nossa comunidade escolar e também não podemos de deixar de falar do consumo de maconha, cocaína, crack, inalantes e solventes, etc. Não é para menos: as drogas e os muitos males associados constituem um dos maiores problemas da saúde em todo o mundo neste novo século (BRESSER, 2009).
É indispensável observarmos que o consumo de drogas está relacionado a um dado considerável de problemas, principalmente no que diz respeito à violência, acidentes e AIDS.
Todos nós docentes que estamos envolvidos com o curso antidrogas do Ministério da Justiça acreditamos que a instituição de ensino em que estamos lecionando tem uma função primordial em nossa sociedade, devido às oportunidades que esta escola oferece a ela.
No entanto, nós professores da Escola Estadual Vila Ercília Algarve de Ensino Fundamental e Médio temos sido sempre lembrados pelos pais dos discentes, pela gestão escolar e por uma grande parte da sociedade para enfatizarmos o assunto drogas em sala de aula, e para termos o conhecimento do que se fazer com os alunos que necessitam de ajuda nesta questão.
Sabemos que nós docentes e profissionais da área da Educação estamos vivenciando esta problemática toda com muita tristeza e preocupação, todavia a correria cotidiana nos atrapalha na elaboração de um projeto neste âmbito com ações detalhadas, elaboradas e bem sincronizadas para trabalharmos esta