Esporte na terceira idade
ESPORTE NA TERCEIRA IDADE
Orientador:
JUINA – MT
Correr na terceira idade é garantia de mais saúde.
Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doença cardiovascular, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exercício contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:
1- Fortalece os músculos das pernas e costas.
2- Melhora os reflexos.
3- Melhora a sinergia motora das reações posturais.
4- Melhora a velocidade de andar.
5- Incrementa a flexibilidade.
6- Mantém o peso corporal.
7- Melhora a mobilidade.
8- Diminui o risco de doença cardiovascular.
Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar à adaptação a aposentadoria.
A gente sabe, porque já não é mais novidade, que o índice de idosos vem aumentando a cada ano, assim como a expectativa de vida dos brasileiros, que já passa dos 71 anos. Embora seja verdade que muitos desses idosos estejam chegando a essa idade com a saúde abalada e sem assistência médica adequada, uma boa parcela está dando a volta por cima trabalhando, continuando útil à sociedade e praticando atividade física.
Nas corridas rústicas esse fato é bem marcante na faixa etária acima dos 60 anos, que recebe cada vez mais adeptos. E não é só isso. É a faixa etária que mais evolui os tempos na maioria das corridas mais importante do país tais como a própria São Silvestre. Dados colhidos na prova de 2006