Infraestrutura
Segundo Miguel Bruno e Renaut Michel B. Silva, Infraestrutura refere-se ao sistema de serviços coletivos de uma região ou país, tais como os sistemas de transportes, telecomunicações e de saneamento básico.
Nesse trabalho iremos focar nos principais modais de transporte, comentando sobre a estrutura e sua influência na economia brasileira.
Em 2010 o Brasil era quinto maior país do mundo em área – cerca de 8,5 milhões de km² – e também possuía a quinta maior população mundial-aproximadamente 190 milhões de habitantes. Para suprir as grandes distâncias geográficas desse país com dimensões continentais, é necessária uma infraestrutura de transporte de grande porte. Tendo as seguintes opções os transportes Rodoviários, Ferroviários, Aéreo e Hidroviário, dentre todas essas opções, a forma mais utilizada era o modal Rodoviário.
Infraestrutura e PIB
Brasil investe seis vezes menos em infraestrutura de transportes que outros países. Segundo coordenador do Ipea, Carlos Campos Neto, apenas 0,6% do PIB é direcionado para esse fim. Comparação é feita com nações em desenvolvimento, outros países em desenvolvimento injetam, em média, 3,4% do PIB. O país está caminhando, “mas deveria caminhar mais rápido”.
Durante o V Brasil nos Trilhos, Campos Neto defendeu a necessidade de maior mobilização do governo para estimular ainda mais investimentos nos setor para, com isso, reduzir os custos operacionais. “Para tornar nossa economia mais competitiva, temos que diminuir os custos. No Brasil, a média é de 6,3% do PIB e, nos Estados Unidos, 4,7%. A eficiência logística tem que melhorar muito, e a infraestrutura tem que estar adequada para isso”, ressaltou.
De acordo com o IBGE, o PIB brasileiro cresceu 0,9% em 2012, encerrando o ano em R$ 4,4 trilhões (valores correntes). Apesar do resultado pouco expressivo, a elevação de 0,6% do PIB no último trimestre indica uma trajetória de recuperação da economia brasileira, gerando otimismo para 2013. Para retomar o