Infraestrutura
Políticas de Infraestrutura Urbana
Aluno (a): Debora Santos Gonçalves de Bento.
1. Tendo em conta os conceitos e propriedades da infraestrutura contemporânea, faça uma síntese descritiva dos mesmos e procure relacionar com as redes existentes no Rio de Janeiro (ou sua cidade de origem) e seu bairro.
A infraestrutura dá a base material para configuração do território. Possui uma base técnica contemporânea advinda da Revolução Industrial levadas a se urbanizar. Faz parte de um sistema simples.
Constantemente vem sofrendo um processo de atualização num sistema técnico - cientifico. Com as técnicas da Revolução Industrial vieram à substituição e eliminação completa do trabalho manual.
Técnica trazida no espaço urbano solicita permanentemente ao cientifico elementos e inovações para realizar face a face, a gestão dos territórios. O sistema urbano colabora para o desenvolvimento econômico. Por esse motivo nunca pára de ocorrer obras na cidade.
Há uma tensão dialética entre esses sistemas, pois o sistema técnico-cientifico quando atende a demanda do sistema urbano gera o desenvolvimento da acumulação do capital.A cidade é um acontecimento artificial que traz as técnicas cientificas para o sistema urbano.
A relação entre a técnica e a cidade é um fato. São produtos da técnica. A infraestrutura está inserida desde o inicio. A dificuldade de superar e relacionar o objeto com o espaço urbano no território geral e compreender a cidade como um sistema sócio espacial simultâneo com os sistemas científicos é importante.
Nos últimos 150 anos, passamos de cidades que não tinham infraestrutura de habitabilidade e circulação para cidades que possuem redes de infraestrutura, como esgoto, iluminação, pavimentação.
Esses processos de infraestrutura são articulados em rede, físico-urbanas, que trabalham através de técnicas determinadas relacionando a infraestrutura