A igreja ideal
Qui, 21 de Junho de 2012 16:42 Pr Vinicius Ferreira
A igreja ideal possui 3 características fundamentais: a) Doutrina b) Comunhão c) Culto congregacional
Além disso ela permanece, ela continua, evidenciando estas características. 1- Permanecer
O primeiro destaque a ser feito é que os crentes perseveraram. A ideia do verbo no original é de continuidade: de contínuo permanecer.
2- As característica da Igreja ideal
a) Na doutrina dos apóstolos. Neste começo da Igreja, não havia o texto no Novo Testamento como única fonte de fé e prática. Cristo fora a palavra viva de Deus. Com o seu retorno ao céu, a autoridade para normatizar a Igreja foi dada aos apóstolos: "eis ai vos dei autoridade" - Lc 10.19.
Desta forma, assim como os primeiros crentes permaneceram firmes na didática dos apóstolos, a Igreja hoje deve permanecer firme no que ensina a Bíblia. (Hb 10.35-39).
Na Igreja de Atos, a pregação (didática) do apóstolos, sua unidade e os milagres evidenciavam para a comunidade e assim eles reconheciam o que era o cristianismo.
Na Igreja de hoje a Bíblia, os milagres e a unidade da liderança evidencia para a comunidade o que é o cristianismo.
b) Na comunhão - a ideia da palavra no original, koinonia é de se ter tudo em comum. É o ideal da fé cristã, onde não deve haver um povo com doutrinas divergentes, ideais divergentes, deuses diferentes, alvos diferentes. Koinonia da também a ideia de compartilhamento e igualdade: comunismo (social, não o político).
Koinonia fala-nos também de fraternidade, de companheirismo. Companheirismo não se desenvolve sem empreendimento de esforço. Companheiro é aquele que sofre em favor do outro, que perdoa a ofensa, que se alegra com o amigo... Companheirismo fala de unidade.
c) No partir do pão - reforça a noção de koinonia no que diz respeito a não haver desigualdade social. O cristianismo é até certo ponto incompatível com capitalismo, pois o capitalismo é essencialmente desigual. O capitalismo