A Igreja Católica se reergue
A coerência naquilo que prega e pratica no cotidiano é uma marca de Bergoglio desde o tempo em que era cardeal em Buenos Aires. A sua passagem pelo Brasil despertou nos religiosos e teólogos o sentimento que antes se distanciava do mundo, o da certeza que a Igreja Católica conseguirá reconquistar os fiéis de se “desgarraram” ao longo dos últimos anos. Papa Francisco chegou à Santa Sé com uma missão que parecia complicada, mas a sua visita ao Brasil mudou os pensamentos dos mais incrédulos e a Igreja Católica sai da Jornada Mundial da Juventude com um saldo positivo e animador, apesar de tantos “tropeços” provocados pelo não cumprimento de um protocolo estabelecido pelo Vaticano. A teóloga Maria Clara Bingemer é autora do livro O Mistério e o mundo – Paixão por Deus em tempos de descrença, que avalia a crise das religiões provocadas por mudanças culturais em todo mundo. Ela avalia pontos importantes da visita do Papa Francisco ao Brasil na entrevista que concedeu ao Jornal do Brasil:
Jornal do Brasil – Vaticano passa atualmente por profundas transformações. A senhora acha que o Papa Francisco chegou à Santa Sé para mudar, de imediato, a imagem da Igreja Católica?
Maria Clara Bingemer - Acho que isto é um fato que ninguém pode negar. O Papa Francisco mudou a imagem da igreja em dias, já pouco depois de sua eleição. Instaurou um estilo mais casual, mais próximo, mais pessoal, que