nutricionista
O fibro edema gelóide possui diversas causas e não surge apenas por conta do excesso de gordura. O descontrole alimentar, a hereditariedade, a ação hormonal e o sedentarismo são grandes aliados nessa desarmonia corporal. Uma alimentação equilibrada auxilia muito na prevenção e melhora do quadro desta disfunção estética.
De preferência a alimentos naturais e orgânicos do que enlatados, pois esses contêm muitos conservantes e aditivos.
Dê preferências a cereais integrais como arroz, macarrão, biscoitos, pães e torradas.
As frituras devem ser consumidas com moderação
Inclua farinha de semente de uva nas frutas e sucos.
Evite o excesso de cafeína, pois aumenta a retenção de líquidos
Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas, preferindo sucos naturais, chás e água;
Aumentar o fracionamento das refeições. Recomenda-se realizar as seguintes refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (5 a 7 refeições/dia com intervalos);
Mastigar muito bem os alimentos. No caso da carne ter mais atenção: Mastigar 20 vezes aproximadamente; Ingerir líquidos em bastante quantidade (+/- 8 copos por dia), dando preferência o consumo em forma de água, sempre fervida ou filtrada. A água poderá ser aromatizada com folhas de hortelã ou pedaços de gengibre.
Aumente o consumo de frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e mirtilo.
Com relação aos enxofrados (repolho, couve flor, brócolis, couve, rúcula, cebola, alho) estimular seu consumo, pois apresenta intensa função desintoxicantes.
Trocar o Sal Tradicional (iodado) pelo Sal marinho e ao invés de utilizar açúcar refinado, usar açúcar mascavo.
Adoçantes: Stevia, Sucralose ou Xarope de Agave.
Evitar alimentos embutidos, refrigerantes, frituras, café, chimarrão, industrializados, enlatados (com exceção da sardinha e atum), molhos, shoyu, produtos dietéticos, temperos prontos, sopas e caldos prontos a ingestão de sódio e gorduras