A ideologia alemã
Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade.
A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.
Em resumo, a Ética é um conjunto de normas, razoavelmente bem definidas, feitas para serem conhecidas, obedecidas e respeitadas, e que são válidas dentro de um determinado contexto ou ambiente social. Estas têm como objetivo a eliminação, a diminuição, dos conflitos entre os seres que participam desta sociedade, e proporcionar um aumento do “bem-estar geral”. Nesta demarcação, a ética seria a normatização da moral: uma formalização e aprimoramento das normas que, de certa forma, já nos são intuitivas.
TRÊS EXEMPLOS DE ÉTICA
1- O indivíduo que trabalha – o trabalhador que é pontual em qualquer atividade de trabalho que ele ocupe.
2- Ética na robótica - um robô jamais deve ser projetado para machucar pessoas ou lhes fazer mal.
3- Programação - Nunca criar programas (softwares) para prejudicar as pessoas, como para roubar ou espionar.
TRÊS EXEMPLOS DE FALTA DE ÉTICA
1- O anestesista, que depois da cirurgia entra no quarto da paciente ainda grogue, para cobrar seus honorários.
2- Falar gírias com os companheiros (as) no local de trabalho.
3- Os pais e professores se preocupam com a educação de seus filhos e alunos, mas não se preocupam com o tipo de educação que lhes é oferecida.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS