A Identidade dos Seres Vivos
Trabalho de Biologia
“A Identidade dos Seres Vivos”
Nomes:
A ORGANIZAÇÃO CELULAR DOS SERES VIVOS
A Célula – Sua estrutura e seu funcionamento: Todos os seres, (exceto o vírus) têm a sua estrutura baseada na célula. Muitos são apenas unicelulares. Outros são pluricelulares. Mas, a despeito de certas diferenças, a arquitetura fundamental da célula se repete em todos os níveis de organização, tornando-a, indiscutivelmente, a UNIDADE DA VIDA. Na sua diminuta dimensão, a célula demonstra um admirável arranjo na disposição de microestruturas que representam os seus orgânulos, aos quais cabe a realização de importantes funções, como a síntese de proteínas, o determinismo genético, o armazenamento e a liberação de energia, a produção de substâncias que devem atuar no meio extracelular controlando as funções do organismo, ou até mesmo os cuidados em manter os equilíbrios físico-químicos (equilíbrio hidrossalino, equilíbrio ácido-básico) fundamental à preservação da vida.
CÉLULA PROCARIOTA E CÉLULA EUCARIOTA:
Em alguns organismos inferiores, a célula apresenta um núcleo individualizado, bem visível, em cujo interior se concentra o material genético. Pelo contrário, falta-lhe a membrana nuclear ou cariomembrana, pelo que o conteúdo nuclear se apresenta espalhado por todo o interior celular, dando a impressão de que a célula não possui núcleo. Em verdade, ela o possui. Apenas, ele não está individualizado. A célula com essa característica é chamada célula procariótica, e os organismos que são formados por células desse tipo são os procariontes.
Bactérias e cianófilas (algas cianófilas) são procariontes. Todos os demais seres possuem células com núcleo bem individualizado, dotado de cariomembrana. Tais seres são chamados eucariontes, e suas células, visivelmente nucleadas, são qualificados como células eucariotas.
PARTES DAS CÉLULAS
Membrana Plasmática: A membrana plasmática é formada por uma ampla camada lipídica,