TRABALHO DE HISTORIA
Período Pré-Histórico
ORIGEM DA ARQUITETURA
Na pré-história a arquitetura se resume basicamente em três coisas, primeiramente menir, logo após caverna e por último cabana. Menir e cabana seriam o início d arquitetura, uma arquitetura primária, já a cabana seria algo muito mais avançado e se transformou num foco para o desenvolvimento da arquitetura (ALONSO PEREIRA 2010)
MENIR
Um menir era qualquer objeto cravado no solo em vertical, podem ter menires naturais um deles é a árvore, que para muitos povos tem sido um objeto sagrado. Menir não era habitável pois tinha uma função simbólica e foi a arquitetura mais simples e primitiva. Um exemplo de menir atual é a Torre Eiffel situada em Paris. (ALONSO PEREIRA, 2010)
É na arquitetura histórica que temos os exemplos mais perfeitos dos menir antigo: a pirâmide e o obelisco egípcios, monumentos funerários ou religiosos cuja forma e simbologia ainda levantam importantes questões ao homem contemporâneo. O obelisco com seu significado variado como menir histórico. (ALONSO PEREIRA, 2010, p.23).
CAVERNA
Depois do menir-simbólico, surge a caverna-abrigo. A princípio, a caverna natural, da mesma maneira que falávamos da arvore, em si não é arquitetura mais em determinadas circunstâncias pode transcender sua condição geológica natural pode ter a mesma função de uma edificação, e se tornar arquitetura. (ALONSO PEREIRA, 2010, p.23).
A caverna era um lugar para abrigo, era a necessidade de ter um lugar