Clonagem Humana 12º
Os clones não chamaram muita atenção durante anos, pois a clonagem se restringia principalmente a plantas. Porém em 1996, um anúncio marcou a história da genética. O escocês Ian Wilmut, do Instituto Roslin, de Edimburgo, com a colaboração de uma empresa de biotecnologia conseguiram a proeza de mostrar que era possível a partir de uma célula somática diferenciada clonar um mamífero. Tratava-se de uma ovelha de raça Finn Dorset chamada de Dolly.
Com a primeira tentativa de clonagem “bem sucedida” de um mamífero – apesar dos problemas de saúde que Dolly mais tarde desenvolveu – uma questão foi colocada de imediato:
“Poderemos fazer o mesmo com humanos?”
Hoje em dia, cientistas trabalham diariamente para responder a esta pergunta, e os avanços feitos parecem indicar que uma era de clones humanos poderá estar a aproximar-se.
Mas quais os limites éticos da clonagem humana?
Quais as suas vantagens e desvantagens?
É o que pretendemos descobrir.
Perguntas Orientadoras do Trabalho:
O que é a clonagem?
Caracterização dos diferentes tipos de clonagem…
Quais as vantagens e desvantagens da clonagem reprodutiva e terapêutica?
Quais os limites éticos da clonagem humana?
Uma opinião pessoal sobre a clonagem humana
O que é a Clonagem?
A clonagem é o processo de reprodução assexuada, um meio técnico de obter cópias de um ser vivo. A essa cópia, que é geneticamente igual ao ser vivo que se pretende reproduzir, chamamos clone. É no entanto importante saber diferença entre esta, e a chamada “clonagem natural” com que já convivemos diariamente: a que ocorre em qualquer ser vivo originado por reprodução assexuada. A diferença é que a clonagem natural se sucede, como o nome indica, sem qualquer intervenção humana, enquanto a clonagem de que falamos neste trabalho é um processo artificial, induzido pelo homem. Daí que traga consigo tantos riscos…
O processo de clonagem consiste em retirar o núcleo de um