estudo
Hoje em dia os adolescentes são a classe etária com pior nutrição. Demonstram consumos diminutos de legumes, frutos, de peixe, de cereais completos, de leguminosas e de água. Consequentemente apresentam consumo excessivo de carne, sobretudo vermelha e seus derivados, ricos em gordura saturada, que aumenta os valores de mau colesterol; gordura de má qualidade, através de alimentos fritos; processados e de pastelaria, de açúcar, principal ingrediente de produtos alimentares como cereais industriais, bolachas, doces, refrigerantes e sumos, consumidos diariamente em quantidades excessivas; sal ingrediente presente em queijos, charcutaria, pão, pastelaria e afins.
Os adolescentes apresentam também comportamentos de risco como consumo de álcool e de drogas, que em muitos casos leva a instabilidade mental o que promove o desenvolvimento de distúrbios alimentares.
Outro grave problema associado aos hábitos alimentares dos jovens e a má gestão das refeições, não só em media um adolescente apenas faz quatro refeições, como frequentemente salta refeições, o principal problema esta na falta de tempo para comer. Muitos jovens iniciam o seu dia sem a considerada mais importante refeição do dia, o pequeno-almoço, como tal comem poucas vezes, assim tendem a controlar de forma deficiente a variabilidade alimentar consumindo em grande demasia determinados alimentos, demonstrando défices graves de determinados nutrientes.
A causa deste problema esta directamente relacionada com o modo de vida da sociedade contemporânea, em que o poder reside na informação e esta informação actualiza-se e a cada segundo promovendo um modo de vida desgastante, pois e impossível estarmos a par de toda a informação num mundo que vive em constante desenvolvimento e toda a informação e acessível em qualquer tempo e espaço o que não é em termos de saúde sustentável assim sendo temos de viver para alem dos limites do nosso pensamentos dentro dos limites do