Diabetes Tipo 1
O que é: uma doença em que se manifesta o aumento de glicemia, que é o açúcar no sangue. Falha causada pela ação adulterada da insulina, ela interfere na metabolização da glicose, que deve fornecer energia ao organismo. O Diabetes tipo 1 ocorre principalmente em crianças e adolescentes, que são dependentes da insulina a partir do diagnóstico da doença.
Causas e consequências: ocorre quando o pâncreas para de produzir insulina. Quando falta insulina ou ela não cumpre o efeito adequado, ocorre a chamada resistência à ação da insulina, que resulta no crescimento da glicose no sangue. Trata-se de uma doença autoimune, o organismo fabrica anticorpos que destroem as células do pâncreas responsáveis pela produção da insulina.
Ocorre um desequilíbrio generalizado nas funções do organismo, o doente costuma sentir muita sede, urina além do normal e também emagrece muito mesmo comendo além do que costumava comer antes. Pode desenvolver problemas no coração e nos rins. Tratamento: insulina e dieta restrita com baixos níveis de carboidratos. Associada a programa de atividade física regular. É essencial a orientação médica adequada, com profissionais da saúde de sua confiança.
Diabetes tipo 2
O que é: uma doença em que se manifesta o aumento de glicemia (o açúcar no sangue), sobretudo em pessoas com problemas de obesidade. Há uma deficiência na secreção de insulina, fundamental para metabolizar a glicose, que é a fonte de energia do organismo. É a forma mais comum da diabetes. Manifesta-se mais em adultos, a partir dos 40 anos, de forma silenciosa, sem sintomas evidentes.
Causas e consequências: é uma doença típica da civilização moderna ocidental, as pessoas comem mais e de forma desequilibrada e também praticam menos exercícios, o que causa a obesidade, que é o criadouro do Diabetes tipo 2. A insulina não consegue cumprir seu papel de transportar a glicose do sangue para dentro da célula para que sirva de energia.
Podem surgir problemas de visão, com