Clononagem de seres vivos

743 palavras 3 páginas
A clonagem é uma máquina que copia os seres vivos. Considera ética e moralmente admissível a prática de clonagem?

A clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo resultante da reprodução assexuada que resulta na obtenção de indivíduos idênticos a um ser vivo original (micro-organismos, vegetais ou animais).
Eu sou contra a clonagem de espécies vivas, que é o caso dos seres humanos. Contudo em Portugal essa opção não é proibida por lei. Portugal é assim um dos poucos países da União Europeia em que é possível clonar um embrião humano, para fins reprodutivos, contudo eu considero moralmente incorreto realiza-lo, visto que ao clonar algum individuo estamos a retira-lhe o individualismo, a originalidade e a identidade. Uma vez que o clone seria exatamente igual a ele, este deixaria de ter identidade pois 2 (duas) pessoas com a mesma identidade, é impossível. Cada cidadão é único e ao clona-lo estaríamos a retirar-lhe essa essência pois teríamos outro ser vivo com as mesmas características que ele. E se esse individuo arranja-se um companheiro, como saberia se estava realmente a relacionar-se com o companheiro ou com o clone.
Poderia também existir algum erro científico ao realizar a clonagem e dar origem a um mutante imortal, ou a um mutante com uma deficiência irreversível e não conhecida até então, que poderia ser prejudicial `a permanecia da espécie humana na Terra.
Há quem se pronuncie dizendo que seria bom ter um clone pois assim quando tivesse algum compromisso “secante” e ao qual não quisesse presenciar enviaria o clone por si, para que resolvesse os problemas que ele criara. Mas e o clone não é uma pessoa? Não tem direito a não querer ir a esse compromisso tal como o individuo que lhe deu origem? Se lhe negássemos esse direito estaríamos a negar-lhe o poder de escolha, o que é eticamente incorreto visto que cada cidadão tem direito de ser livre e escolher as suas opções, pois caso contrário não teria o livre-arbítrio e teria

Relacionados