A ideia do negocio
O que é uma boa ideia de negócio?
Seguramente aquela que for capaz de gerar lucros.
No entanto… como identificar uma boa ideia de negócio?
Uma boa ideia de negócio começa necessariamente com a identificação de uma necessidade que não está a ser inteiramente satisfeita no mercado. Podemos estar perante um novo produto, um novo serviço, uma invenção, uma nova forma de fazer um mesmo produto ou prestar um mesmo serviço.
A capacidade de identificar estas oportunidades que resultam da existência de necessidades não satisfeitas depende de cada um. Obviamente que muitos são os factores que podem convergir para uma maior capacidade de detecção, resultado da experiência profissional, um gosto muito particular por determinadas actividades e hobbies, uma convivência alargada com pessoas de diferentes áreas profissionais, diferentes culturas e sensibilidades, ou o resultado de viajar e conhecer novos hábitos, leitura regular de diferentes publicações, pesquisa e navegação na Internet, etc.
Essencialmente existe um conjunto de iniciativas que cada um poderá ter e que podem influenciar a nossa capacidade de identificar necessidades não satisfeitas e de procurar soluções para as mesmas.
O pensamento básico após a detecção de uma oportunidade pode ser algo do género:
* Para este problema qual a melhor solução? * Em quanto ficaria esta solução? * Estará o mercado disposto a pagar este preço (resultante do custo que eu terei mais a “minha” margem)?
…Se as respostas forem positivas poderei então estar perante uma óptima ideia de negócio.
Deveremos testá-la de todas as maneiras.
A melhor forma de o fazer é elaborando e refazendo o plano de negócios e a análise económico-financeira Assim uma boa ideia de negócio deverá ir ao encontro de uma necessidade de mercado não inteiramente satisfeita. Que pode estar enquadrada nas nossas actividades de lazer ou resultar da nossa experiência profissional.
Muito importante é que