Ideias de negócio
“ Nada é mais perigoso do que uma idéia, quando ela é a única que temos”.
Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócio é que elas devam ser únicas. O fato de uma idéia ser ou nao única não importa. O que importa é como o empreendedor utiliza sua idéia, inédita ou não, de forma a transforma-lá em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer. As oportunidades é que geralmente são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver um novo produto, ganhar um novo mercado e estabelecer uma parceria que o diferencie de seus concorrentes.
É importante que o empreendedor teste sua idéia ou conceito de negócio junto a clientes em potencial, empreendedores mais experientes (conselheiros), amigos proximos, antes que a paixão pela idéia cegue sua visão análitica do negócio. Uma idéia sozinha não vale nada. Em empreendedorismo, elas surgem diariamente. O que importa é saber desenvolvê-las, implementá – las e construir um negócio de sucesso.
Uma idéia isolada não tem valor se nao for transformada em algo viável de implementar, visando atender a um público – alvo que faz parte de um nicho de marcado mal explorado. Isso é detectar uma oportunidade.
Se você tem uma idéia que acredita ser interessante e que pode ser tranformar em um negócio de sucesso, pergunte a si mesmo e a seus sócios: quais são os clientes que comprarão o produto ou serviço de sua empresa? Qual o tamanho atual do mercado em Reais e em números de clientes? O mercado esta em crescimento, estável ou estagnando? Quem atende esses clientes atualmente, ou seja, quem são os seus concorrentes? Se você e seus sócios não conseguirem responder a essas perguntas básicas iniciais com dados concretos, vocês têm apenas uma ideia, e não uma oportunidade de mercado.
Muitas pessoas se queixam da falta de criatividade e que nunca tem boas idéias, que trabalham muito e não são reconhecidas, acomodando-se e aceitando