ideia de negocio
EMPREENDEDORISMO
Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br
Expediente
Presidente do Conselho Deliberativo
Roberto Simões
Diretor-Presidente
Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho
Diretor Técnico
Carlos Alberto dos Santos
Diretor de Administração e Finanças
José Claudio Silva dos Santos
Gerente da Unidade de Capacitação Empresarial
Mirela Malvestiti
Coordenação
Luciana Rodrigues Macedo
Autor
FABIO DE OLIVEIRA NOBRE FORMIGA
Projeto Gráfico
Staff Art Marketing e Comunicação Ltda. www.staffart.com.br Apresentação / Mercado
1. Apresentação
Os pequenos distribuidores podem estar vinculados a uma grande distribuidora, com marca consolidada no mercado nacional, e atuar com venda direta ao consumidor.
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
A distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil surgiu em 30 de agosto de
1937, quando um imigrante austríaco que há muitos anos estava radicado no país fundou, na cidade do Rio de Janeiro, a Empreza Brazileira de Gaz a Domicilio Ltda.; inaugurando a venda de gás engarrafado.
Inicialmente o gás que foi comercializado no Brasil era o propano. Esse gás tinha sua utilização empregada no acionamento dos motores dos dirigíveis (Zepelins), gerando um grande estoque do produto após a extinção deste meio de transporte.
Em 1938, o capital da empresa foi aberto e surgiu a Ultragaz S/A,